Diário de uma viagem alemã

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Final de semana em casa e as aventuras de Igor Cananéa no mercado do bairro :)

O final de semana nao foi bom. Como eu tava gripado, acabei passando a maior parte do tempo em casa mesmo. Só saí da casa pra almocar nos dois dias. Acabei perdendo o festival internacional de cinema de berlim porque eu pretendia ver alguns filmes no final de semana :(. No domingo eu foi até a praca Postdamer atrás de uma revista sobre Linux (em alemao, natürlich :) porque lá foi o único lugar em que eu vi uma.

Devo dizer que, como Kamienski e Verônica me disseram, QUASE NADA abre no domingo! Tanto que eu só consegui comprar suco e água no mesmo lugar em que eu comprei a revista porque lá era tipo uma loja de conveniencia. O suco e a água custaram 1,20 euro cada e eram de 1 Litro. Só pra voces terem uma idéia, hoje eu comprei o mesmo suco, só que de 1,5L e custou 0,55 euro... Bem, hoje eu pretendia ir ao cinema, mas conversando ontem com mamae, achei melhor ir ao mercado comprar algumas coisas pra mim e pra a senhora gerlach também, afinal de contas ela tá me dando café da manha e jantar né?



"As aventuras de Igor Cananéa no mercado do bairro"
História de hoje: Em busca do leite condensado e do chocolate em pó (ou Nescau :)


Pra comeco de conversa, eu esqueci de levar dinheiro. Entao eu tive que voltar pra casa pra pegá-lo. Bem, isso nao era problema porque o mercado é perto da casa, tipo uns 700m. O mercado é pequeno e o nome é Aldi Market. Lá chegando, a primeira supresa: pra usar um carrinho você precisa ter uma moeda de 1 euro. Você coloca a moeda num dispositivo de plástico que libera a trava do carrinho. Quando você termina de usar, é só recolocar o carrinho no lugar que você pega sua moeda de volta.

Só pra avisar: eu prentendia fazer brigadeiro hoje pra dona gerlach, entao eu precisava de leite condensado, manteiga e de nescau.

As primeiras coisas que peguei foram o suco de laranja e macas (brasileiras :). No próximo corredor, eu vi chocolates aos montes. Procurei por nescau e seus equivalentes mas nada a vista. No final das contas, nao achei de jeito nenhum. Acabei improvisando e comprando um chocolate ao leite em barra mesmo e arriscar :P O leite condensado é que foi o problema MESMO. Eu até achei: Kondensmilch. Só que o leite condensado mais parecia um leite comum um pouco mais grosso. Bem, só tem tu, vai tu mesmo :P

Depois de achado os ingredientes pro brazilianisch Süß (= doce brasileiro), eu comprei pao, queijo, uns biscoitos de chocolate, presunto, peito de frango, pastilhas efervescentes (é assim?) de vitamana B1, B2 e C e manteiga. Tudo que eu precisava :)

Entao eu fui pro caixa. E aí eu comecei a pensar numa coisa: todo mundo tava usando o carrinho de 1 euro mas também trouxeram consigo ou uma sacola ou uma bolsa com rodinhas. Eu sinceramente nao entendia porque. Só foi entender depois que eu passei no caixa (ah, tudo isso deu 9,85 euros): o mercado NAO FORNECIA SACOLAS PLÁSTICAS!!! Eu botei tudo no carrinho e fiquei lá pensando comigo: como é que eu vou levar isso tudo NAS MAOS??? Pare de rir! É sério!

Bom, como a maioria das coisas eram pequenas, deu pra colocar quase tudo dentro da minha bolsa de tiracolo. O que ficou do lado de fora foram o suco, o pao, as macas e o peito de frango. Até que nao tava TAO pesado. Só que eram 700m pra voltar ANDANDO. Minha coluna quase pediu pinico com o peso da bolsa...

Quando eu finalmente cheguei em casa, coloquei tudo no meu quarto, agradeci a Deus por minha coluna ter suportado o tranco, e foi guardar as coisas nos seus devidos lugares. Eu tenho uma geladeira pequena no meu quarto, onde deu pra guarade o suco, o queijo e o presento, junto com a água mineral. O outro suco já tinha acabado. Bem, eu prentendia guardar o peito de frango no congelador dela. Mas, quando eu fui tentar, eu entendi porque que ela fez questao de me dá o café da manha e o jantar: nao cabe praticamente MAIS NADA na geladeira, no congelador e na cozinha de um modo geral! Só consegui guardar lá a manteiga. O peito de frango ficou na minha geladeirazinha e deve ser feito ainda hoje ou vai estragar! Bom, aí eu finalmente fui comer. Fiz 2 sanduiches com queijo e presunto pra mim e tomei suco. E entao foi fazer o bendito brigadeiro...

Pra comecar, a coisa mais difícil é achar panelas e talheres naquela coizinha. Vejam pelas fotos a odisséia que é. Pode ter certeza que ao vivo é pior. Acabei achando uma panela e uma colher. Coloquei o leite condensado, que de condensado tinha quase nada, junto com a barra de chocolate (obviamente devidamente partida) e a manteiga e tome mexer. E eu mexi, e mexi, e mexi, mais de 30 minutos, e nada daquele negócio virar brigadeiro. Quando finalmente ficou parecido com brigadeiro, depois de quase 50 minutos no fogo, eu desliguei o fogo e fui provar: HORRÍVEL! Creio que o chocolate que eu usei nao tinha muito acucar ou, o mais provável, ficou tanto tempo no fogo que simplesmente QUEIMOU! E pra levar? Ela tem uma máquina de lavar pratos. Só que ela a usa pra GUARDAR pratos também, devido a falta de espacos no armário. Ainda bem que o esgoto na alemanha é pastoso, como nos EUA, e nao líquido feito no brasil. Entao dava pra eu usar a água quente pra dissolver a gororoba e mandar tudo ralo abaixo. Nada de doce brasileiro hoje...

Licao tirada dessa esperiência: nunca assuma que as coisas vao ser como no seu país, por mais globalizado que o mundo possa ser. PERGUNTE antes de fazer qualquer coisa se é do jeito que você está pensando mesmo!


Agora algumas curiosidades:
- Adivinhem qual é a música da propaganda da coca-cola??? "Eu tenho a forca / cavaleiro de jedi / entao vem popozuda vai!". Em PORTUGUÊS mesmo...

- Para os que conhecem Schnappi, ele está realmente em todo os lugares. É o maior sucesso como toque de celular e no show que vai ter de Sarah Conner no "The Dome", vao tocar Schnappi também!


Por último, a minha opiniao até agora sobre Berlim: Fumantes, venham correndo pra cá! Muitos lugares nao fazem restricoes a fumentes. Nas ruas, você nao encontra lixo no chao, mas piola de cigarro tem aos montes! Segundo alguns amigos, é assim na alemanha toda...

Afora isso, berlim é uma cidade muito interessante. Tem muita coisa pra se fazer e ver, o transporte público funciona muito bem e os alemaes parecem nao ter preconceito com praticmante nada. Acho que, por causa do nazismo, eles tendem a ser bem flexíveis com a opiniao dos outros e sao em sua maioria muito educados.

icc

7 Comments:

  • huahuahuaahuha Eu tow rindo até agora da falta de sacola e do fracasso do brigadeiro!!! Bixinho de tu Igor... Tava fazendo as coisas na maior boa vontade...

    Bjus, Jennifer

    By Anonymous Anônimo, at 7:42 PM  

  • Ô mozinho....tu num lembrou do q eu te falei sobre as sacolas, tarreno!!!
    Mas todo mundo aqui em casa ta rindo ate agora....
    Se isso te ajuda, da próxima vez procura por brigadeiro pronto enlatado no mercado rsrsrsrsrsrsrs...:p

    Amu tu!
    Se cuide-se!

    By Anonymous Anônimo, at 11:08 PM  

  • Eu avisei e vc nem lembrou. Tsc tsc. Ande com sacolas plásticas na bolsa, sempre é útil, prinicpalmente se vc resolve ir ao supermercado de última hora na volta para casa ;)
    Qdo ao leite condensado essa é fácil, não sei se aí tem (na Dinamarca tinha) uns mini-mercados onde o dono é árabe (geralmente é uma das poucas coisas q abre no domingo) ou q o dono é chinês, nesses mercados tem leite condensao igualzinho ao nosso, na latinha e td :)
    Vamos ao nescau. Bom, no minimo vc procurou na sessão errada :) Existe sim, e digo mais provavelmente vai ser "quick" :P
    Espero ter ajudado :)

    bjão.

    PS: por isso q eu sempre digo, à primeira vez no mercado é inesquecível :P

    By Anonymous Anônimo, at 11:36 PM  

  • Hahahaha... tb tô rindo até agora com essa história da sacola. Foi muito engraçada. Bem que podia estar em um filme de Chaplin.
    Mas essa história de alemão tolerante... sei não. Vc diz isso só pq ainda não topou com um neo-nazista. Hehehehe...
    Ei, até agora vc não falou das cervejas. Pô, vc tá na Alemanha, meu caro.

    By Anonymous Anônimo, at 2:18 AM  

  • nao, agora parou. começou por brincadeira dizer q alemão é caótico.
    agora... VAI POPOZUDA NO COMERCIAL DA COCA-COLA???? E EM PORTUGUES??? q raios de contexto eh esse?? pior q comercial da mtv... mermao, vou parar de tirar onda pq a coisa é séria mesmo...

    ESTILEI!!!

    abraço amigo igor, e beware, depois dessa espere por qq coisa... :P

    By Anonymous Anônimo, at 3:05 AM  

  • kaaaaaakakakakakakakakaka...fala sério cunhado ninguém merece ir pro supermercado e naum ter sacola pra guardar as coisas...e esse brigadeiro...dá próxima vez leva aquelas bisnaguinhas de leite condensado praí ;0) boa sorte nas suas próximas aventuras

    By Anonymous Anônimo, at 2:59 PM  

  • Totalmente caótica a sua ida ao supermercado! hahahahahahahahahhaha adoreiiii!!! Beijao

    By Anonymous Anônimo, at 9:21 PM  

Postar um comentário

<< Home