Diário de uma viagem alemã

quinta-feira, março 03, 2005

Exibicao de Stanley Kubrik no museu Marcus Gropius Bau

Ontem eu foi pra uma exibicao de Stanley Kubrik num museu perto da Potsdamer Platz. Infelitzmente nao era permitido tirar fotos... uma pena porque a exposicao é muito boa. Tem scripts, manuscritos, pecas originais usadas nos 12 filmes de Kubrick, fotos, textos, tudo o que um fa de Kubrik pode esperar. Inclusive informacoes sobre o projeto Napoleao que Kubrik comecou e nunca terminou.

As maiores exibicoes sao sobre os filmes 2001: Uma odisseia no espaco e O Iluminado. Tem inclusive o labirinto-modelo que aparece no hotel do filme, uma porta escrita REDRUM com um espelho do lado oposto, a máquina de escrever que Jack Nickolson (é assim ?) usou, entre outras coisas.

Na exibicao de 2001, tem croquis da centrífuga usada no filme, fantasias dos macacos, uma salinha que reproduz o olho de HAL (acho que era olho mesmo, corrijam-me se eu estiver engando), os capacetes, as roupas, os móveis, fotos e mais fotos, etc.

Na exibicao de Lolita, tem as cartas (originais) que a acao crista mandou pra kubrik pedindo esclarecimentos sobre a filmagem de lolita.

Na de Laranja Mecânica, tem a estátua da mulher que as pessoas no bar deixavam suas bebidas em cima, quadros sobre o filme, roupas, etc.

Quase todas, senao todas as exibicoes possuem páginas dos scripts originais, algumas até com anotacoes do próprio Kubrik; os planejamentos de filmagem feitos por ele, frases ditas por ele pintadas na parede, enfim, coisa pra caramba!
Queria ter podido tirar fotos... :( (que frase feia da porra! Alguém arranje outra, pelo amor de Deus!)

Tem várias telas com documentários sobre os filmes passando e assim que você entra na sala da exibicao tem um painel enorme com 12 televisoes, cada uma passando um dos 12 filmes de Kubrik. Pra mim que nao conheco todas os filmes dele foi bom, imagina pra alguém como meu tio Estavam ou Fernando Maymone que sao fas dele! Acho que eles endoidavam! :)

Essa exposicao existe a um bom tempo na cidade de Frankfurt am Main no Filmmuseum de lá (Frankfurt am Main é a Frankfurt que todo mundo houve falar. É que existe outra Frankfurt, na fronteira com a polônia, chamada Frankfurt am Oder).

Amanha eu vou filnamente visitar com a escola a Bernauerstrasse, que é um dos 3 pontos na cidade onde você pode ainda ver uma parte original do muro. Pensei que ia ser hoje mas me enganei :)

Hoje eu finalmente comprei minha passagem pra Hannover pro sábado que vem. Esse final de semana parece que murchou a viagem pra outro país. Falta de planejamento mesmo :(. Provavelmente eu vou pra alguma cidade aqui na alemanha mesmo, tipo Potsdam, Leipzig ou Dresden. Mas no último final de semana eu decidi ir mesmo pra Paris. Já estou praticamente com o hotel reservado, faltando apenas o transporte, que provalvelmente vai ser trem mesmo :)

Hoje a noite eu vou sair com Davide (Italiano) e Jerome (Suico) pra algum bar e provar mais cerveja alema :)

icc

4 Comments:

  • putz essa exibicao deve ser muito boa mesmo, fuderoso, pelo q vc escreveu!
    ahh, e agora sim vc comecou uma das partes boas de se ir a alemanha, provar esses milhoes de cervejas diferentes q tem por ai! :D

    abraco e boa sorte em suas andanças por ai e na frança!

    By Anonymous Anônimo, at 4:18 PM  

  • Adorei a idéia de tu ir pra frança...
    Quando chegar la num esquece daquele filminho que nós vimos....é tão lindo!

    Saudades de tu!

    By Anonymous Anônimo, at 11:13 PM  

  • Adorei a idéia de tu ir pra frança...
    Quando chegar la num esquece daquele filminho que nós vimos....é tão lindo!

    Saudades de tu!

    By Anonymous Anônimo, at 11:13 PM  

  • Pqp, O Iluminado é massa :)
    Essa exposição deve ser o bicho :)
    Me tira uma dúvida, me disseram q existe cerveja de vários sabores, tipo morango, framboesa, etc... tem alguma coisa parecida com isso por aí???
    Hannover é interessante :)
    E Paris é clássico, mas nem por isso deve deixada de lado ;)
    Cidade dos apaixonados, hehehe.

    bjão para tu.

    By Anonymous Anônimo, at 2:57 AM  

Postar um comentário

<< Home