Diário de uma viagem alemã

sexta-feira, março 25, 2005

Última semana em Berlim

Hoje é sexta-feira, feriado aqui na Alemanha. Na páscoa, os dias de feriado sao a sexta e a segunda-feira. As únicas lojas abertas hoje sao restaurantes, lanchonetes e algumas (muito poucas) lojas em estacoes de metrô grandes.

Essa é a minha última semana em Berlim e eu tentei aproveitar ao máximo. Na segunda-feira eu pro Stammtisch e tirei fotos de todos os meus amigos que estavam por lá. Nos divertimos e bebemos muito, como sempre :)

Na terca eu cheguei atrasado na aula e foi o último dia de uma das professoras, pois ela iria entrar de férias. A tarde eu, davide e daniela fomos até a Alexander Platz com a intencao de subir na Fernsehturm. Só que a fila estava MUITO grande e acabamos por desistir. Fomos comprar presentes entao :P Depois fomos a um café e ficamos lá até umas 18h.

Na quarta nós conhecemos a nova professora e falamos sobre os sistemas de escola nos nossos países. A aula foi bem divertido e pudemos treinar bastante nosso alemao. A segunda aula é que foi um tanto quanto polêmica. No dia anterior assistimos um vídeo sobre a construcao e a queda do muro de Berlim. Nao tivemos tempo pra discutir entao isso ficou pra quarta feira. Discutindo sobre o muro, a conversa acabou tomando outro rumo. Passamos a falar sobre o problema da imigracao turca na Alemanha e sobre a imigracao em outros países. Kim, um sueco, é meio puto com Poloneses e nao queria dizer porque. No final, ele disse que polonês só fazia merda no país "dele" e ele generalizou dizendo que todo polonês é mau caráter. A professora ficou um pouco sentido (eu acho, ao menos ela transpareceu isso), dizendo no final que os avós dela eram poloneses. Ficou um negócio meu chato entre eles, mas a discussao acabou mudando um pouco de rumo e ficou por isso mesmo. A tarde eu fui comprar mais presentes :)

A quinta-feira foi um dia especial. Tivemos aula mas nao foi aula convencional. Nao estudamos gramática, apenas conversamos na primeira aula novamente sobre os nossos paises. No final a professora deu um coelho de pascoa de chocolate para todos.

A segunda aula é que foi a melhor de todas. Alguns dias atrás conversamos sobre bebidas e a professora falou que gostava muito de Krimsekt, um espumante russo. Pois bem, Kim trouxe para todos uma garrafa de Krimsekt, dizendo que era em homenagem aos que estavam indo embora (eu, akiko e davide) e também como um pedido de desculpas para a professora. Além dele, Sergei (ucraniano, aluno novo na sala mas antigo na escola) trouxe uma garrafa também! Acabamos todos bebendo (muito bom por sinal) e fazendo brincadeiras na sala! Tiramos fotos e foi muito divertido. No final todos ficaram um pouco tristes porque alguns estavam indo embora, mas felizes com as amizades conquistadas.

A noite, nos encontramos todos num bar chamado Am to Pm, que fica na estacao de trem Hackischer Markt. É interessante, porque quando o trem passa você sente o local tremer um pouco :) Quando chegou mais gente, resolvemos mudar de bar porque nao tinha mais espaco pra nós. Ficamos num bar chamado Sophieneck até umas 12:30, quando decidimos ir pra uma boate chamad Dante. Ficamos lá até umas 3:00. Foi tudo muito divertido e eu espero que hoje nós saiamos novamente :)

icc

1 Comments:

  • Aproveite mtooooo.
    Os últimos dias são ótimos :)
    Estamos te esperando.

    bjos.

    By Anonymous Anônimo, at 1:25 AM  

Postar um comentário

<< Home