Diário de uma viagem alemã

quarta-feira, março 16, 2005

Pensamentos sobre a alemanaha

Depois de 1 mês nesse país caótico, posso dizer que os alemaes sao.. caóticos :P Brincadeiras a parte, Berlim (a única parte da alemanha que eu conheco) é uma cidade muito massa. Tem muito coisa pra se fazer aqui e a cidade simplesmente nao para. A qualquer hora do dia você encontra gente pelas ruas, no metro, nos ônibus, praticamente uma cidade que nao dorme. Os alemaes sao pessoas legais, de um modo geral educadas. Se você perguntar alguma coisa educadamente eles lhe respondem numa boa. Mas também sao muito noiados com regras. Por exemplo, uma cena comum: o farol de pedestres está vermelho, nao está passando carro algum mas todo mundo espera o sinal ficar verde para atravesar a rua. E se você atravesar, pode ser que tenha um(a) velhinho(a) que vá gritar "Das ist VERBOTEN!!!" (isso é proibido!). :P

Os motoristas de ônibus é que sao foda! Uma vez eu estava dentro do ônibus e ele estava na parada. Todo mundo já tinha entrado e a porta estava fechada. Mas vinha um cara correndo pra tentar entrar. Pois ele bateu na porta e o motorista nao abriu. E olhe que o sinal tava vermelho e ele teria que esperar de qualquer jeito. Depois de muita insistencia do cara e do motorista resmungar muito, a porta foi aberta.

No metro já pediram a minha passagem 5 vezes desde que eu cheguei. Nunca tive problemas mas na primeira vez que me pediram, 3 caras estavam sem. Só que alemao é tao prático que os caras receberam tipo um boleto pra pagar a multa no banco... Nao dá pra você saber quem é um fiscal porque eles estao vestidos normalmente. Numa das vezes o fiscal tinha piercing no nariz, nas orelhas, usava uma corrente, tatuagem, eu nao imaginaria de modo algum que ele era um fiscal.

Ah, quando você compra uma passagem (tem umas máquinas onde você pode comprar), você precisa depois validá-lo. Juro que eu nao consigo entender o porque disso. Qual é o problema de você comprar o bilhete já validado?

Uma coisa muito estranha pra mim é como o(a)s amigo(a)s se cumprimentem. Algumas mulheres/meninas se cumprimentem/despedem com um selinho. E alguns caras com 2/3 beijinhos, tipo quando você conhece algum do sexo oposto :P E na boa, nao dá pra você saber quem é gay ou nao. Você precisa conversar com a pessoa e mesmo assim é difícil ter certeza, com raríssimas excecoes.

O que tem demais aqui é estrangeiro, principalmente turco. Pelo que a professora disse, Berlim é a segunda maior cidade turca do mundo. Aqui na escola tem muito é sueco e suíco. Acho que 30-40% dos alunos sao suecos. Parece praga! E tem uns com falam com um sotaque horrível! Os mais legais sao os italianos e os americanos. De um modo geral eles conversam mais com você, sao mais abertos.

Restaurante é outra coisa interessante. Todos colocam o cardápio do lado de fora que é pra que você decida o que quer, antes de entrar. E eles ficam meio putos se você demorar pra pedir. Isso me lembra o episódio que Dênio e mais algumas pessoas vivenciarem quando foram comer em Daniel (Um doce!!) :P

Coisas que eu levaria daqui pro Brasil:

  • O transporte público
  • a sensacao de seguranca
  • a particidade e honestidade dos alemaes


icc

2 Comments:

  • Gui, so falta listar o q vc não levaria da Alemanha, tipo o suvaco cabeludo das alemãs e outra coisinhas caóticas q só vc voltando pra nos fazer entender e rir muuuito!

    Saudades de nós...

    By Anonymous Anônimo, at 3:44 AM  

  • Eu não levaria nada.
    Eu me mudaria para lá, é mais prático :P Até pq eu ODEIO calor :P
    Eu escrevi um negocinho para vc no post da saudade.

    bjão.

    By Anonymous Anônimo, at 5:58 PM  

Postar um comentário

<< Home