Diário de uma viagem alemã

segunda-feira, março 21, 2005

Minha viagem para Paris!

Eu tenho muita coisa pra dizer, entao eu vou dividir o post em 3 posts. As fotos já estao no ar, só nao estao comentadas ainda. Farei isso hoje ou amanha. O primeiro post fala sobre a ida, o segundo sobre o primeiro dia em Paris e o terceiro sobre a volta. Vamos lá!

Indo para Paris

Minha viagem pra Paris foi um tanto quanto tranqüila, apenas alguns pequenos aperreios, como eu não poderia deixar de ter :P Cheguei no aeroporto Schönefeld muito cedo, tipo umas 15:40. Meu vôo só saía as 20:15. Aproveitei pra conhecer o terminal (que é muito pequeno) e descobrir logo onde eu iria fazer o check-in.

A empresa com a qual eu iria voar, a easyJet.com, tem check-in automatizado. Você compra sua passagem pela internet ou na hora com o cartão de crédito. Quem compra pela internet (meu caso) recebe um número de identificação que deve ser usado para confirmar seu assento em um dos quiosques disponíveis. A easyJet.com não marca o assento, cada um pode escolher onde quer sentar na hora que entrar na aeronave. O que você recebe é um número de prioridade de embarque (o meu foi 2, ou seja eu seria o segundo a embarcar). Feito o check-in, fui para o guichê da empresa despachar a minha mala e depois me dirigi ao saguão de embarque. Isso já era umas 18:20.

As 19:30 a sala de embarque foi aberta e eu me dirigi até lá. Uma coisa interessante é que quando eu fui para o saguão, eu tive que passar pelo detector de metal e tal. Eu levei o notebook na mochila e obviamente ela passou por aquela câmara para que o conteúdo fosse visualizado. Tudo tranqüilo, nada demais. Só que quando eu fui para a sala de embarque, tive que passar por tudo isso novamente. Mas dessa vez, quando a mochila passou, o alemão pediu pra que eu tirasse o notebook da mochila e passasse ele e a mochila novamente. Obviamente, não tive problema algum, mas eu realmente não entendi essa.

Chegando na sala de embarque, tinha 3 áreas com assentos, uma para passageiros com prioridade 1-30, a outra 31-60 e a outra 61-156. Eu achei meio estranho porque não tinha muita organização nisso não. A impresso que dava era que na hora que a porta fosse aberta era cada um por si, quem chegasse primeiro entrava primeiro e que a prioridade se foda! Dito e feito :P Não fui o segundo a embarcar.

Depois de todo mundo embarcar, o avião decolou, atrasado, e fomos embora para Paris. A viagem durou aproximadamente 1h35m mas pareceu muito mais. É que tinha umas 2 crianças que não paravam de chorar, falar, gritar, etc. Acho que só descansaram uns 40 minutos, o resto foi de aperreio.

Aterrissamos no aeroporto de Orly, terminal sul. Saindo do avião, fui seguindo as pessoas para pegar a minha mala e encontrar a saída. Só que a saída veio primeiro do que as malas! Fiquei meio noiado e fui acompanhando a família com as crianças choronas. E eu andava, andava, andava, e nada de achar a sala onde pegaríamos as malas. Chegamos até o portão de saída e nada. Continuei seguindo a família e acabamos chegando lá. Ufa! Que susto. A mala demorou um pouco pra aparecer mas deu tudo certo. Próximo passo, ir para o Hotel.

Antes de viajar eu tinha mandado um e-mail para o hotel perguntando com é que eu fazia pra chegar lá. Eles me deram 2 opções, uma com 3 conexos (ônibus, trem, metro, mais barata) e outra com 2 conexões (trem, metro, um pouco mais cara). Como já era 22:30 e eu estava preocupado com o horário, pois o metro de Paris para por volta de meia-noite, fui pela mais rápida. Tem um trem (monorail, eu acho) que vai do aeroporto até a estação de trem chamado OrlyVal, que foi o que eu peguei. Chegando na estação, a próxima missão: comprar a passagem no caixa automático.

Por sorte as máquinas têm opção de idioma e eu pude escolher inglês. A primeira tentativa não deu certo, eu não entendi, mesmo em inglês, qual era a passagem que eu tinha que comprar. Deixei então que o próximo cara comprasse, assim eu poderia ver como ele fazia. Só que ele também se enrolou. Chegou um amigo dele e ele também se enrolou. O cara então tentou falar comigo em francês. Eu disse logo que eu só falava inglês e ele ficou foi feliz :)! Um deles era do Azerbaijão e o outro do Uzbequistao. Acabamos entendendo que o aeroporto de Orly não fica em Paris e que a gente precisava então comprar a passagem pra lá. :)

O metro de Paris é bem maior do que o de Berlim, porém é mais confuso e o horário de funcionamento é menor. Tanto que eu acabei pegando o segundo trem na direção errada. Nada demais, só tive que percorrer uma parada a mais. Chegando na estação Gare Lyon, eu desci e foi procurar o hotel. Caminhei por uns 10 minutos até achá-lo.

Na recepcao, entreguei os dados da minha reserva. O recepcionista, que falava inglês, olhou por alguns minutos os papéis antes de me dar a chave. Eu estava tão atordoado que eu não prestei atenção que o hotel tinha elevador (só descobri na manha seguinte). Subi de escadas até o sexto andar e dei graças a Deus quando eu finalmente entrei no quarto 647. Isso já era umas 23:15. Liguei pros meus pais e pra Karina e finalmente fui dormir.

icc

2 Comments:

  • É impressionante como vc sempre tem "probleminhas" né :P
    Td bem, espero q tenha sido proveitoso :)

    bjão.

    By Anonymous Anônimo, at 6:33 PM  

  • ai, ai, Paris.

    By Anonymous Anônimo, at 7:28 PM  

Postar um comentário

<< Home