Diário de uma viagem alemã

sábado, março 26, 2005

Hoje é o dia de eu ir embora!

Nesse momento eu estou na Potsdamer Platz. Vim comprar alguns presentes que faltavam e estou acessando a internet de graca pelo hotspot WLAN da praca! 2Mb/s!!!!! :P

Ontem a noite foi muito legal! Eu nao saí com o pessoal da escola, mas a dona gerlach fez um jantar especial, com peixe, salda, batata e vinho tinto! Tudo muito gostoso! Fizemos um brinde e eu dei pra ela o CD de Antônio Carlos Nóbrega que eu tinha comprado em Recife pra ela. Ela por sua vez comprou uma bolsa de berlim pra mim :)

Depois do jantar nós assistimos o filme DOGMA juntos, do qual eu tinha falado pra ela. Ela gostou muito, só o seu gerlach que dormiu e estranhou que nao tinha propaganda :P

Eu só devo ir pro aeroporto lá pras 16:30, porque meu vôo só sai as 19:25.

icc

sexta-feira, março 25, 2005

Última semana em Berlim

Hoje é sexta-feira, feriado aqui na Alemanha. Na páscoa, os dias de feriado sao a sexta e a segunda-feira. As únicas lojas abertas hoje sao restaurantes, lanchonetes e algumas (muito poucas) lojas em estacoes de metrô grandes.

Essa é a minha última semana em Berlim e eu tentei aproveitar ao máximo. Na segunda-feira eu pro Stammtisch e tirei fotos de todos os meus amigos que estavam por lá. Nos divertimos e bebemos muito, como sempre :)

Na terca eu cheguei atrasado na aula e foi o último dia de uma das professoras, pois ela iria entrar de férias. A tarde eu, davide e daniela fomos até a Alexander Platz com a intencao de subir na Fernsehturm. Só que a fila estava MUITO grande e acabamos por desistir. Fomos comprar presentes entao :P Depois fomos a um café e ficamos lá até umas 18h.

Na quarta nós conhecemos a nova professora e falamos sobre os sistemas de escola nos nossos países. A aula foi bem divertido e pudemos treinar bastante nosso alemao. A segunda aula é que foi um tanto quanto polêmica. No dia anterior assistimos um vídeo sobre a construcao e a queda do muro de Berlim. Nao tivemos tempo pra discutir entao isso ficou pra quarta feira. Discutindo sobre o muro, a conversa acabou tomando outro rumo. Passamos a falar sobre o problema da imigracao turca na Alemanha e sobre a imigracao em outros países. Kim, um sueco, é meio puto com Poloneses e nao queria dizer porque. No final, ele disse que polonês só fazia merda no país "dele" e ele generalizou dizendo que todo polonês é mau caráter. A professora ficou um pouco sentido (eu acho, ao menos ela transpareceu isso), dizendo no final que os avós dela eram poloneses. Ficou um negócio meu chato entre eles, mas a discussao acabou mudando um pouco de rumo e ficou por isso mesmo. A tarde eu fui comprar mais presentes :)

A quinta-feira foi um dia especial. Tivemos aula mas nao foi aula convencional. Nao estudamos gramática, apenas conversamos na primeira aula novamente sobre os nossos paises. No final a professora deu um coelho de pascoa de chocolate para todos.

A segunda aula é que foi a melhor de todas. Alguns dias atrás conversamos sobre bebidas e a professora falou que gostava muito de Krimsekt, um espumante russo. Pois bem, Kim trouxe para todos uma garrafa de Krimsekt, dizendo que era em homenagem aos que estavam indo embora (eu, akiko e davide) e também como um pedido de desculpas para a professora. Além dele, Sergei (ucraniano, aluno novo na sala mas antigo na escola) trouxe uma garrafa também! Acabamos todos bebendo (muito bom por sinal) e fazendo brincadeiras na sala! Tiramos fotos e foi muito divertido. No final todos ficaram um pouco tristes porque alguns estavam indo embora, mas felizes com as amizades conquistadas.

A noite, nos encontramos todos num bar chamado Am to Pm, que fica na estacao de trem Hackischer Markt. É interessante, porque quando o trem passa você sente o local tremer um pouco :) Quando chegou mais gente, resolvemos mudar de bar porque nao tinha mais espaco pra nós. Ficamos num bar chamado Sophieneck até umas 12:30, quando decidimos ir pra uma boate chamad Dante. Ficamos lá até umas 3:00. Foi tudo muito divertido e eu espero que hoje nós saiamos novamente :)

icc

Minha viagem pra Paris (parte 3)

Voltando pra Berlim

Acordei umas 8:30 no domingo de manha. Depois de tomar banho, trocar de roupa e tomar o café da manha, já era umas 10:00. Como no site que eu fiz a reserva do hotel tinha dizendo que eu nao tinha limite de horário de saída, eu pretendia ir no Museu do Louvre ver alguma exposicao e tentar novamente entrar na catedral Notre Dame. Meu vôo só sairia as 18:40 e o metrô leva aproximadamente 1 hora pra chegar no aeroporto. Tempo mais do que suficiente.

Mas, quando eu cheugei na recepcao, a mulher que tava lá disse que eu teria que sair até 12:00 mesmo. Tentei argumentar, dizendo que no site nao constava isso, mas ela foi irredutível e eu nao tive outra saída :( Acabei caminhando por porto do hotel, até a praca da bastilha, algumas pontes sobre o rio sena e voltei pro hotel por volta das 11:20. Arrumei minhas coisas e fui embora, puto da vida.

Acabei chegando no aeroporto de Orly as 13:00, ou seja, 5 HORAS e 40 MINUTOS antes do meu vôo. Scheiße! Fora que eu tava com um sono da porra, pois nao tinha dormido muito no dia anterior e no outro também nao. Andei um bocado pelo aeroporto pra vê se o tempo passava mas nada. Tentei acessar a Internet pelo notebook, mas o hotspot do aeroporto era pago, 10 euros por 1 hora :S Fiquei restrito a subir e descer os andares do terminal sul, onde eu iria embarcar.

Finalmente chegou a hora de embarcar! O vôo saiu um pouco atrasado mas chegou na hora no aeroporto de Berlim. Assim que eu saí da área de desembarque, fui comprar o meu bilhete de transporte. Como só faltava 1 semana, comprei o de 7 dias, economizando uma graninha :). Fiquei esperando pelo ônibus que me levaria para a estacao de metrô. Acabei ajudando e conhecendo um casal de Noruegueses que iria pega o mesmo ônibus e metrô que eu. Conversamos um bocado até a minha parada. Eles ainda continuariam por mais 7 paradas :S.

Cheguei em casa por volta das 22:20, cansado, mas feliz com a viagem. Liguei pros meus pais e pra Karina, tomei meu banho e finalmente pude dormir. A aula comecaria meia hora mais tarde no dia seguinte, como toda segunda feira :)

icc

terça-feira, março 22, 2005

Minha viagem pra Paris (parte 2)

Paris, que cidade charmosa!

Acordei no sábado as 7 horas e desci para tomar o café da manha, bem simples mas muito gostoso (Pao, croissant, queijo emental, café e geléia). Depois disso, fui bater perna por Paris. Assim que eu saí do hotel, eu entendi porque tanto gente fala tao bem de Paris: que cidade charmosa!!! Praticamente todos os prédios sao antigos e muito bem conservados. Isso dá um contraste interessante com a vida moderna. Em alguns pontos a cidade me lembra o Rio de Janeiro, mas o Rio nao é tao bonito quanto Paris :P

Caminhei por uns 20 minutos em direcao a Praca da Nacao, observando as ruas, os prédios e as pessoas. Muita gente anda de patins in-line ou de bicicleta pela cidade e MUITA gente utiliza o metrô. Como eu disse no post anterior, o sistema é muito grande, meio confuso mas funciona muito bem. Só nao é tao pontual quanto o de Berlin :P

Na Praca da Nacao eu peguei a Linha 1 do metro para ir para o Louvre, minha primeira parada. O louvre é enorme! Tirei muitas fotos por lá! Só nao entrei pra ver alguma exibicao porque eu pretendia fazer isso no domingo. Eu entrei e saí algumas vezes dos limites do louvre, pra tirar fotos do rio sena, do lado de fora do louvre, etc.

De lá eu fui para a torre eiffel. Cara, os arredores da torre sao muito lindos! Vocês podem ver isso pelas fotos que eu tirei embaixo e no último andar da torre. A subida é interessante. Você pega um elevador até o segundo andar e de lá um outro até o topo. Por sinal, o último andar é bem pequeno e tava entupido de gente. A vista é muito bonita mas a poluicao impede voce de ver muito além :( Passei uns 20 minutos lá em cima e depois foi embora.

Quando eu saí da torre, já era perto de 12h e a fome já estava batendo. Mas antes de comer eu queria ir na catedral de Notre Dame. Chegando lá, tentei entrar na catedral, mas tava tao lotada (tinha MUITO turísta) que eu acabei desistindo. Além do mais, em Paris tava fazendo 20 graus e eu tava com casaco de couro, suando pra carai. Ficar esperando no sol nao era uma boa idéia :P. Resolvi procurar o que comer e acabei comendo um crepe ENORME! Segurou minha fome até de noite! :P

Comecei a andar pelas redondezas de notre dame e vi muitos pontos bonitos da cidade. É muito bom andar em Paris, porque você sempre encontra algo agradável, bonito, charmoso ou simplesmente interessante de se ver. Eu acabei até encontrando uma praca chamada Igor Stravinsky, perto de Hotel de Ville :P

Depois de caminhar um bocado, peguei o metrô e fui até a Boulevard Champ Ellyse (nao sei se é assim que se escreve!!). Chegando lá, andei em direcao a ponte Alexandre III e tinha um francês tirando umas fotos por lá. Pedi pra ele tirar minha foto, mas ele nao entendeu o que eu disse e tirou uma foto da paisagem e eu de figurante :P

Caminhando pela Boulevard, vi muitas lojas famosas, muitos cinemas e, principalmente, muitos restaurantes. Em comparacao com Berlim tudo é mais caro, com excecao dos Cinemas. Caminhei até o arco do triunfo, onde também tinha muito turista.

Eu queria saber onde ficava o Moulin Rouge e acabei encontrando no mapa do metro. Por coincidência, a linha passava na estacao do arco do triunfo. Fui prá lá e constatei que eu estava no bairro que só tinha bordel, sex shop, etc. Era umas 15h e tinha muita gente por lá, principalmente turistas, mas também muitos senhores e senhoras de idade caminhando, criancas também. Andei um pouco por aquelas bandas, até o Pigalle, e depois voltei pra estacao de trem, por volta das 16h. Eu estava muito cansado da viagem e da caminha em Paris e resolvi ir pro hotel, durmir até umas 19h, quando eu iria sair a noite.

As 20h eu estava nas ruas novamente e fui visitar alguns lugares perto de onde eu estava (Gare de Lyon) e depois mais pro centro. Foi esquisito porque eu nao me sentia seguro na cidade. Aqui em Berlim eu me sinto totalmente seguro, desde praticamente o primeiro dia. Depois de um tempo, eu percebi o problema: você muito policial andando pelas ruas de Paris, o que é exatamente o contrário em Berlim, independente do horário. Acabei voltando cedo pra casa, por volta das 22:30. Schade... se eu estivesse com alguém, provavelmente eu teria ido pra algum lugar. :(

icc

segunda-feira, março 21, 2005

Minha viagem para Paris!

Eu tenho muita coisa pra dizer, entao eu vou dividir o post em 3 posts. As fotos já estao no ar, só nao estao comentadas ainda. Farei isso hoje ou amanha. O primeiro post fala sobre a ida, o segundo sobre o primeiro dia em Paris e o terceiro sobre a volta. Vamos lá!

Indo para Paris

Minha viagem pra Paris foi um tanto quanto tranqüila, apenas alguns pequenos aperreios, como eu não poderia deixar de ter :P Cheguei no aeroporto Schönefeld muito cedo, tipo umas 15:40. Meu vôo só saía as 20:15. Aproveitei pra conhecer o terminal (que é muito pequeno) e descobrir logo onde eu iria fazer o check-in.

A empresa com a qual eu iria voar, a easyJet.com, tem check-in automatizado. Você compra sua passagem pela internet ou na hora com o cartão de crédito. Quem compra pela internet (meu caso) recebe um número de identificação que deve ser usado para confirmar seu assento em um dos quiosques disponíveis. A easyJet.com não marca o assento, cada um pode escolher onde quer sentar na hora que entrar na aeronave. O que você recebe é um número de prioridade de embarque (o meu foi 2, ou seja eu seria o segundo a embarcar). Feito o check-in, fui para o guichê da empresa despachar a minha mala e depois me dirigi ao saguão de embarque. Isso já era umas 18:20.

As 19:30 a sala de embarque foi aberta e eu me dirigi até lá. Uma coisa interessante é que quando eu fui para o saguão, eu tive que passar pelo detector de metal e tal. Eu levei o notebook na mochila e obviamente ela passou por aquela câmara para que o conteúdo fosse visualizado. Tudo tranqüilo, nada demais. Só que quando eu fui para a sala de embarque, tive que passar por tudo isso novamente. Mas dessa vez, quando a mochila passou, o alemão pediu pra que eu tirasse o notebook da mochila e passasse ele e a mochila novamente. Obviamente, não tive problema algum, mas eu realmente não entendi essa.

Chegando na sala de embarque, tinha 3 áreas com assentos, uma para passageiros com prioridade 1-30, a outra 31-60 e a outra 61-156. Eu achei meio estranho porque não tinha muita organização nisso não. A impresso que dava era que na hora que a porta fosse aberta era cada um por si, quem chegasse primeiro entrava primeiro e que a prioridade se foda! Dito e feito :P Não fui o segundo a embarcar.

Depois de todo mundo embarcar, o avião decolou, atrasado, e fomos embora para Paris. A viagem durou aproximadamente 1h35m mas pareceu muito mais. É que tinha umas 2 crianças que não paravam de chorar, falar, gritar, etc. Acho que só descansaram uns 40 minutos, o resto foi de aperreio.

Aterrissamos no aeroporto de Orly, terminal sul. Saindo do avião, fui seguindo as pessoas para pegar a minha mala e encontrar a saída. Só que a saída veio primeiro do que as malas! Fiquei meio noiado e fui acompanhando a família com as crianças choronas. E eu andava, andava, andava, e nada de achar a sala onde pegaríamos as malas. Chegamos até o portão de saída e nada. Continuei seguindo a família e acabamos chegando lá. Ufa! Que susto. A mala demorou um pouco pra aparecer mas deu tudo certo. Próximo passo, ir para o Hotel.

Antes de viajar eu tinha mandado um e-mail para o hotel perguntando com é que eu fazia pra chegar lá. Eles me deram 2 opções, uma com 3 conexos (ônibus, trem, metro, mais barata) e outra com 2 conexões (trem, metro, um pouco mais cara). Como já era 22:30 e eu estava preocupado com o horário, pois o metro de Paris para por volta de meia-noite, fui pela mais rápida. Tem um trem (monorail, eu acho) que vai do aeroporto até a estação de trem chamado OrlyVal, que foi o que eu peguei. Chegando na estação, a próxima missão: comprar a passagem no caixa automático.

Por sorte as máquinas têm opção de idioma e eu pude escolher inglês. A primeira tentativa não deu certo, eu não entendi, mesmo em inglês, qual era a passagem que eu tinha que comprar. Deixei então que o próximo cara comprasse, assim eu poderia ver como ele fazia. Só que ele também se enrolou. Chegou um amigo dele e ele também se enrolou. O cara então tentou falar comigo em francês. Eu disse logo que eu só falava inglês e ele ficou foi feliz :)! Um deles era do Azerbaijão e o outro do Uzbequistao. Acabamos entendendo que o aeroporto de Orly não fica em Paris e que a gente precisava então comprar a passagem pra lá. :)

O metro de Paris é bem maior do que o de Berlim, porém é mais confuso e o horário de funcionamento é menor. Tanto que eu acabei pegando o segundo trem na direção errada. Nada demais, só tive que percorrer uma parada a mais. Chegando na estação Gare Lyon, eu desci e foi procurar o hotel. Caminhei por uns 10 minutos até achá-lo.

Na recepcao, entreguei os dados da minha reserva. O recepcionista, que falava inglês, olhou por alguns minutos os papéis antes de me dar a chave. Eu estava tão atordoado que eu não prestei atenção que o hotel tinha elevador (só descobri na manha seguinte). Subi de escadas até o sexto andar e dei graças a Deus quando eu finalmente entrei no quarto 647. Isso já era umas 23:15. Liguei pros meus pais e pra Karina e finalmente fui dormir.

icc