Diário de uma viagem alemã

sábado, março 05, 2005

Como gastar 22 euros (ou 80 reais :P) em uma noite!

Sexta a noite eu saí com mais 4 colegas: Davide (Italiano), Jerome (Suico), Craig (Escocês) e Caroline (Inglesa). Nos fomos prum bar no Sony Center que fica na Potsdamer Platz. O bar fabricava sua própria cerveja (7,5 numa escala de 0 a 10) e você pode beber só a cerva ou ela misturada com outras bebidas (tequila, uísque, CAIPIRINHA, etc... vai entender esse povo :). Eu tomei 2 de 0,5l (a 3,10 euros cada), os outros 2 caras também e caroline tomou 2 de 0,3l misturada com caipirinha.

De lá nós fomos para uma boate chamada Adágio que fica no quarteirao Daimler-Chrysler, também na Potsdamer Platz. Pessoalmente, eu nao sou muito fa de boate e até nem queria ir. Mas já era meia-noite e pouco e o próximo metrô só iria chegar as 3 da manha :S, entao eu nao tinha muita escolha.

Boate pra mim é tudo igual, é um lugar pra beber e dancar. A infraestrutura era melhor do que todas as que eu já foi mas, no final das contas, é só uma boate. A entrada custa 10 euros (relativamente caro, segundo a inglesa) e estava mais ou menos cheia, ao menos a parte onde tem a pista de danca.

Entao ficamos lá dancando e bebendo. Lembrei da minha amiga nacha porque quando eu fui escolher o que beber, pedi uma dose de absolute Zitrone (creio que deve ser limao :). 5,50 euros :S

Eu passei a noite dancando e observando as pessoas. Cara, tem coisa que você simplesmente nao vê numa boate em Recife e que, sinceramente, você nao gostaria de ver MESMO! Por exemplo, 2 caras dancando um atrás do outro bem agarradinhos... :S

Acho que alemao gosta de música mais antiga porque eu conhecia praticamente TODAS. Acho que a mais nova que tocou foi a versao original da música cantada por Latino (Festa no meu apê. Mas essa já é bem conhecida pelas europeus a um bom tempo).

Uma coisa interessante é que teve uma hora que tocou salsa e, mesmo assim, quase ninguém danca junto. Acho que a única pessoa que eu vi dancando junto foi Davide com uma olhar que ele tentou ficar :)

Quando deu umas 3:10 eu resolvi ir embora. Já estava muito cansado e eu tava doido pra dormir. Caroline também foi e os outros 3 ficaram. Eu peguei o U-Bahn (metrô) e ela o S-Bahn (trem). É muito interessante voltar pra casa de madrugada sem ser de carro. E o melhor, sem sentir medo de ser assaltado, ou coisa pior :)

icc

sexta-feira, março 04, 2005

Hoje eu faco mês de namoro!

Hoje, 4 de marco, faz 2 anos e 2 meses que eu e Ina estamos juntos. Alguns que já conhecem a história sabem que a gente já esteve junto antes. Mas agora é pra valer :) Hoje nós somos noivos e, se Deus quiser, nos casamos no ano que vem.

Eu acredito que nao tem como sair procurando quem é a pessoa certa, a que vai dar certo de um jeito ou de outro com você, porque as vezes ela pode estar muito longe ou tao perto que você nem enxerga. Mas eu também acredito que você sabe no momento que a enxerga (completamente diferente de ver) que vocês foram feitos um para o outro. Eu nao sou mais tao romantico quanto antes mas acredito no amor e que ele nada mais é do que aceitar a pessoa como ela realmente é. E é essa simplicidade que todo mundo complica, porque espera do outro o que nao tem e o que ele nao pode dar. Nao adianta você tentar ser o que o outro gostaria nem esperar dele isso porque um dia tudo vai embora e o que sobra é você mesmo, por melhor ou pior que isso seja. Eu demorei um pouco pra aprender isso mas Ina me ajudou muito.

Hoje eu posso dizer com toda certeza do mundo que ela é a pessoa certa! Desde de a primeira vez ela sempre foi. A pausa (longa demais por sinal) foi necessária para o aprendizado de ambos e hoje nós somos mais felizes que ontem e menos do que amanha. Acredito em nós, no nosso amor e nos nossos planos pro futuro. Eu sei que eles vao dar certo por que temos amor. Juntos passaremos por tudo, de bom ou de ruim. E juntos evoluiremos cada vez mais até que juntos encontremos a quase-perfeicao espiritual. Isso pra mim é amor :)

Entao aqui digo com todas as letras para que todos possam saber: EU TE AMO KARINA LUNA MACIEL! Eu quero casar e viver toda uma vida com você! Você é minha alma gêmea e a pessoa mais importante da minha vida junto com a minha família!




FELIZ 26 MESES DE NAMORO!

Beijos do seu noivo, namorado, amigo e "primo nerd"!

icc

quinta-feira, março 03, 2005

Exibicao de Stanley Kubrik no museu Marcus Gropius Bau

Ontem eu foi pra uma exibicao de Stanley Kubrik num museu perto da Potsdamer Platz. Infelitzmente nao era permitido tirar fotos... uma pena porque a exposicao é muito boa. Tem scripts, manuscritos, pecas originais usadas nos 12 filmes de Kubrick, fotos, textos, tudo o que um fa de Kubrik pode esperar. Inclusive informacoes sobre o projeto Napoleao que Kubrik comecou e nunca terminou.

As maiores exibicoes sao sobre os filmes 2001: Uma odisseia no espaco e O Iluminado. Tem inclusive o labirinto-modelo que aparece no hotel do filme, uma porta escrita REDRUM com um espelho do lado oposto, a máquina de escrever que Jack Nickolson (é assim ?) usou, entre outras coisas.

Na exibicao de 2001, tem croquis da centrífuga usada no filme, fantasias dos macacos, uma salinha que reproduz o olho de HAL (acho que era olho mesmo, corrijam-me se eu estiver engando), os capacetes, as roupas, os móveis, fotos e mais fotos, etc.

Na exibicao de Lolita, tem as cartas (originais) que a acao crista mandou pra kubrik pedindo esclarecimentos sobre a filmagem de lolita.

Na de Laranja Mecânica, tem a estátua da mulher que as pessoas no bar deixavam suas bebidas em cima, quadros sobre o filme, roupas, etc.

Quase todas, senao todas as exibicoes possuem páginas dos scripts originais, algumas até com anotacoes do próprio Kubrik; os planejamentos de filmagem feitos por ele, frases ditas por ele pintadas na parede, enfim, coisa pra caramba!
Queria ter podido tirar fotos... :( (que frase feia da porra! Alguém arranje outra, pelo amor de Deus!)

Tem várias telas com documentários sobre os filmes passando e assim que você entra na sala da exibicao tem um painel enorme com 12 televisoes, cada uma passando um dos 12 filmes de Kubrik. Pra mim que nao conheco todas os filmes dele foi bom, imagina pra alguém como meu tio Estavam ou Fernando Maymone que sao fas dele! Acho que eles endoidavam! :)

Essa exposicao existe a um bom tempo na cidade de Frankfurt am Main no Filmmuseum de lá (Frankfurt am Main é a Frankfurt que todo mundo houve falar. É que existe outra Frankfurt, na fronteira com a polônia, chamada Frankfurt am Oder).

Amanha eu vou filnamente visitar com a escola a Bernauerstrasse, que é um dos 3 pontos na cidade onde você pode ainda ver uma parte original do muro. Pensei que ia ser hoje mas me enganei :)

Hoje eu finalmente comprei minha passagem pra Hannover pro sábado que vem. Esse final de semana parece que murchou a viagem pra outro país. Falta de planejamento mesmo :(. Provavelmente eu vou pra alguma cidade aqui na alemanha mesmo, tipo Potsdam, Leipzig ou Dresden. Mas no último final de semana eu decidi ir mesmo pra Paris. Já estou praticamente com o hotel reservado, faltando apenas o transporte, que provalvelmente vai ser trem mesmo :)

Hoje a noite eu vou sair com Davide (Italiano) e Jerome (Suico) pra algum bar e provar mais cerveja alema :)

icc

quarta-feira, março 02, 2005

Finalmente uma atualizacao! O que aconteceu?

Depois de quase 2 dias sem nada, aqui estou eu de volta! E eu coloquei mais fotos também. :)

Na segunda-feira a noite eu foi ao Stammtisch. Foi bem divertido. Acabei ficando amigo do Italiano (Davide) e do Suíco (Jerome), de um escocês (Craig) e de uma Inglesa (Caroline). Fiquei lá até umas 10:15 porque meu ônibus chegaria na parada as 10:36. Finalmente eu pude provar melhor a cerveja :) Tomei 2 Großbier (Werfeiner) e uma Weißbier (cerveja de trigo). A Weißbier tem um gosto meio estranho, mas nao é ruim. Só que eu prefiri a outra cerveja.

No terca-feira eu fui para um passeio organizado pela escola pela rua Unten Den Linden. Estava MUITO FRIO!!! Ventava muito e quando a professora para pra esplanar a história a gente sentia ainda mais frio! Saimos da escola por volta das 14:45 e chegamos ao final do passeio umas 18:00. A professora tinha reservado uma mesa pra nós num café muito bonito, decorado como motivos indianos. A gente tinha que tirar o sapato e sentar no chao (tapetes, na verdade) porque a mesa era bem baixinho. Lá eu tomei um chocolate quente com chantilly e vodka, muito gostoso! :) A gente saiu de lá era umas 18:45 e aí nao dava mais tempo de eu ir ao cyber cafe atualizar o blog :P

Hoje de manha eu estava pronto pra ir pra escola as 08:15 e quando dei por mim, cadê a minha chave??? Passei mais de 1 hora procurando até que eu a achei perto da porta do banheiro... :P Acabei saindo de casa umas 09:40 e perdi a primeira aula :(

Hoje eu vou pra uma exibicao de Stanley Kubrik num museu. Pelo que me disserem é bem interessante. Se me deixarem tirar fotos, eu as coloco amanha ou dependendo da hora ainda hoje.

icc

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Haagen-daz, Canasta e um comentário sobre o brigadeiro

Ontem depois do museu eu finalmente fui comer. Fui até Potsdamer Platz e comi Bratwurst. De sobremesa, sorvete Haagen-daz: DELÍCIA!! Acho que vou comer mais essa semana ainda :)

Cheguei em casa cedo, tipo umas 16h. Fiquei conversando com dona gerlach até que ela me chamou pra jogar Canasta (jogo de baralho. Nao é Canastra!). É legalzinho o jogo. Quando eu tava comecando a entender, chegou um casal amigo da dona gerlach, a dona hertha e o seu hans. A gente comecou a jogar os 4 era tipo umas 18:30. Jogamos até umas 21:40. Foi divertido, mas muito engracado também. É que o nome da dona gerlach é Brigitta e a dona hertha ficava falando o nome dela direto, pra ela se concentrar no jogo. Só que por causa do sotaque da dona hertha parecia que ela ficava dizendo Priquita :PPPPP Eu me segurava pra nao rir, parei até de tomar a cerveja que dona gerlach tinha me dado pra conseguir me concentrar no jogo.

Hoje chegarm mais 4 novos alunos na sala: o Davide (Italiano), a Katie (Americana), o Kim (Suéco) e o Jerome (Suíco, da parte francesa :). O italiano é bem legal, já chegou falando com todo mundo. O Jerome também. O kim deve mudar de turma porque ele fala muito bem, só que ele se deu mal no teste de gramática. E a katie entrou muda, respondeu as perguntas e saiu calada. Hoje eu vou ao Stammtisch e eles devem ir.

Bem, hoje eu queria ir ao banco trocar meus traveler cheques por euros. Entao eu peguei o metro até a estacao Stadtmitte (ela fica na Friedrichstrasse 56) e fui andando até Potsdamer Platz (acho que deve ser uns 900m) pra ir no Deutsche Bank. Chegando lá a atendente me disse (em inglês) que eles estavam com problemas de comunicacao e que eu deveria tentar a agencia Travelex (acho que é esse o nome), que fica na Fridrichstrasse 56... :P

Obviamente puto, voltei pra de onde eu nao deveria ter saído e fui na tal agência trocar os cheques. A taxa de cambio era de 1,40... E pra venda era 1,289. Fora a comissao. No final, eu acabei recebendo 35 euros a menos do que eu imaginava que iria receber. Bom, fazer o que, né?

Ah, a dona gerlach gostou muito do brigadeiro. Até repetiu :P O seu gerlach nem provou. Ele nao gosta de coisas muito doces nao. Eu e a dona gerlach comemos a metade cada :)

Quanto as fotos, vou deixar pra colocar amanha porque eu vou visitar Bernauerstrasse, que é um dos poucos lugares onde você pode ver uma parte intacta do muro.

icc

domingo, fevereiro 27, 2005

Cinema, museu bauhaus e museu de comunicacao

Sábado eu fui ao cinema novamente para ver Constantine. Filme interessante, mas infelizmente eu o vi em alemao. Dessa vez foi um acidente. Eu procurei no site Zitty onde o filme estava passando em inglês com legenda em alemao. Nao prestei atencao que os filmes que sao exibidos assim sao listadas com a sigla OmU. Bem, eu consegui entender o contexto geral do filme mas vou ter que vê-lo novamente pra entender os detalhes (dessa vez no brasil porque 5 euros pra ver um filme nao é brincadeira!).

Hoje eu fui primeiro ao Museu Bauhaus e qual nao foi minha surpresa ao saber que eu nao poderia tirar fotos de jeito nenhum das exibicoes :( Droga! Lá tem uma esposicao permanente (Weimar - Dessau - Berlin Bauhaus Design) e estava tendo uma exposicao sobre Egon Eierman. Muito interessante, embora eu acho que eu terei que vir novamente, só que dessa vez com o meu amor pra me explicar detalhes :)

Agora eu estou no museu da comunicacao. É bem interessante (posso tirar fotos!). Eles colocam box´s de vidros pelo caminho com exposicoes temas (comunicacao na guerra, comunicacao local, etc.) e existem salas enormes com diversos tipos de aparelhos que foram ou sao usados para a comunicao, desde meios de transportes até rádios, televisoes, telégrafos, entre outros. Segunda-feira eu coloco as fotos porque eu estou escrevendo de um computador dentro do Museu (acesso incluso na entrada :) e eu nao posso passar mais do que 30 minutos :P

icc