Diário de uma viagem alemã

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Uma notícia ruim e outra boa...

Notícia ruim: eu nao melhorei da gripe o quanto eu queria. E como o guia nao veio (ele também tá doente), eu acabei desistindo de ir pra apresentacao sobre a história de Berlim. Schade...

Mas aí eu passei antes no cyber café e essa é a notícia boa: EU COLOQUEI AS FOTOS NO AR!!! FINALMENTE!!!



Podem clicar no link do lado direito pra ver mais fotos. Até agora tem só 56. Mas se eu melhorar, amanha deve ter mais umas vinte e todo dia eu vou colocar mais fotos!

icc

Finalmente eu consegui um computador na escola que deixa eu usar o gmail!

Achei um computador na escola que nao tem problemas com o gmail. Na verdade, um amigo meu tinha me falado que tinha um, mas nao teve como me dizer na hora porque é um computador que tá logado como administrador. A secretária tava por perto na hora :P E como eu finalmente tirei a palavra guei (só escrevo assim agora :) do meu blog, posso atualizá-lo da escola.

Eu QUASE consegui colocar as fotos ontem. Falei como o dono do cyber café onde eu tenho acessado a internet e ele deixou, mas eu tô sem o CD de drivers da câmera. :( Tentei baixar mas o que eu baixei nao funcionou. Como já era relativamente tarde e eu tava meio doente (gripe), eu desisti. Hoje eu vou a tarde lá denovo e espero conseguir colocar as fotos ainda hoje.

Antes de ir pra lá eu vou para Ku´damm assitir uma apresentacao multimedia sobre a história de Berlim, organizada pela escola. O preco normal é de 9,30 mas nós vamos pagar apenas 4 euros :P

Ainda estou gripado mas já tomei 2 tylenos, tomei uma sopinha de galinha com legumes no jantar e estou tomando própolis para a garganta. Hoje eu tô bem melhor do que ontem a noite. Acho que uma coisa boa eu estou tirando dessa viagem: a frescura pra comer. Como a dona gerlach me dá almoco e jantar, eu nao recuso nada, senao eu tenho que sair pra comer, né? Mamae e Karina vao adorar isso :P

icc

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Doner Kebap e o museu judáico

Ontem a noite o jantar foi um prato turco: Doner Kebap com batata frita. É tipo uma massa assada recheiada com (MUITA)carne e verduras. E é grande! Quase nao aguentei comer um todo! Dona Gerlach mesmo deixou quase a metade!

Hoje tinha um novo aluno na sala, o Médico John. Ele é americano (mais um... :( ). Vai ficar apenas 1 semana pra vê se vale a pena.

Depois da aula eu pretendia visitar o bairro Tiergarten. Só que quando eu cheguei na estacao Hassliches Tor, eu vi uma plaquinha escrito Jüdisches Museum Berlim (= Museu judáico de Berlim)! Fui direto prá lá :)

O museu fala da história dos judeus e tem uma parte dele que fala sobre o holocausto. Essa parte foi construída mais ou menos recentemente e o projeto é bem caótico, mas muito bonito. A entrada custa 5 euros (2,5 pra estudantes). Antes de pagar a entrada você passa por um detector de metal. Logo depois, se você tiver com alguma bolsa, ela tem que ser pequena (tem uma caixinha onde você pode colocar a bolsa pra vê se é suficientemente pequena). Caso contrário, você deve guardá-la num guarda bolsas que fica do lado esquerdo (gratuito).

A intencao do arquiteto era passar a idéia de solidao que os judeus sentiam na época da segunda guerra mundial. E realmente você sente issso. Assim que você desce a escada que dá acesso ao museu, você se depara com um corredor que logo a frente é cortado por outro. No mapa do museu, eles chamam os corredores de eixos. Existem 3 eixos: o eixo da continuidade, o do exílio e o do holocausto. O eixo do holocausto corta os dois outros eixos, dando a idéia de que a história dos judeus foi interrompida mas que depois continuou. Nas paredes existem várias placas explicativas e mostruários de objetos históricos como passaportes, cartas, louca, etc.

No eixo do holocausto eu tive uma sensacao de peso nos ombros, acho que por causa da inclinacao que tem no corredor. No final do corredor tem uma porta que dá pra torre do holocausto. Um lugar frio, com uma pequena fonte de luz e com paredes bem altas. Voce consegue escutar o barulho do lado de fora mas nao consegue ver coisa alguma além de paredes. A intencao dessa torre é mostrar como os judeus se sentiam durante a segunda guerra. Eles viviam nas suas cidades mas nao podiam participar da sociedade, porque seriam identificados e perseguidos.

No final do eixo da continuidade, tem uma escada que dá acesso a uma exposicao permanente sobre a história judáica. Tem até uma árvore em que você pode escrever um desejo numa roman (eu sei que é com ~ mas eu nao posso usá-lo nos teclado daqui pra acentuar!) de papel e pendurá-lo na árvore (acho que é uma roman, vou confirmar no dicionário e se nao for eu corrijo :). A exposicao comeca no último andar e voce deve ir descendo pra acompanhar a história. No primeiro andar (último a ser visitado) tem um vao cheio de rostos de metal espalhados pelo chao. O visitante deve andar sobre os rostos. A impressao que me passou foi que eu tava pisando em pessoas, como se eu fosse um soldado nazista castigando os presos. Isso porque, cada vez que voce pisa nos rostos, o ruído dos metais batendo lembram gritos... vixe!

No final do corredor do exílio tem o jardim dos exilados. É um jardim quardado com várias colunas de base quadrada cheias de terras com árvores plantadas no topo. Eu nao captei qual era a mensagem que queriam passar com esse jardim, mas eu tirei uma foto da placa explicativa e vou tentar entender mais tarde :P

No final, como eu sempre tenho que esquecer alguma coisa, eu esqueci a minha bolsa no guarda bolsa. Ainda bem que eu nao precisei pagar para entrar e pegá-la de volta :P

O museu judáico fica perto da Mehringplatz, onde muita gente tem barracas e vendem comida ou roupas usadas. Achei uma mochila lá por 9 euros. Como ainda nao sei o precos das coisas por aqui, eu deixei pra comprar depois.


icc

P.S.: Uma coisa que eu esquecei de comentar: ontem, quando eu estava no shopping da Potsdamer Platz, um cara passou por mim, 2 veyes, cantando: "Schni, Schna, Schnappi..." :D

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Pense num excesso de eficiência

Agora eu só posso atualizar meu blog em um cyber café. Como eu escrevi a palavra guei no meu blog, os computadores bloqueiam meu blog achando que é site pornô! Mai né foda??? Se bem que é só tirar a palvara, né :P


icc

Meu dia-a-dia e Potsdamer Platz

Depois de 3 dias nessa cidade, já estou me acostumando com a rotina do meu cotidiano diário de todos os dias :P.

Todo dia eu acordo e tenho que andar até a estacao Alt-Mariendorf, que fica a uns 600 metros do apartamento onde eu moro. Tenho que pegar o metrô até 08:30 (tem um a cada 5 minutos) pra nao chegar atrasado. Desco na estacao Platz der Luftbrüke (= praca da ponte aérea) e vou pra parada esperar o ônibus 104. Tem um a cada 10 minutos e eu tenho que pegar o de no máximo 08:43 (é 43 MESMO!). Transporte público realmente funciona aqui e difícilmente atrasa. Nas estacoes de metro tem até um painel dizendo quantos minutos faltam pro próximo trem e pro próximo depois dele. Apesar disso, voce ainda anda um bocado, o que é bom pra mim :P

Ontem depois de publicar o último post eu fui testar sacar dinheiro da minha conta. Fui em 4 caixas automáticos e TODOS rejeitaram meu cartao. Achei estranho porque, antes de viajar, eu fui num caixa autmático do banco do brasil e autorizei o uso do meu cartao no exterior... Liguei pra central da visa (o único telefone que dava pra ligar pois o do banco do brasil é um 0800) e eles me informaram que eu tinha que ligar pra um número do banco do brasil, que eles me deram. Liguei mas ninguém atendia... ALGUÉM SABE COMO FACO PRA LIGAR PARA UM NúMERO 0800 NO BRASIL?? eu tentei 550800XXX mas nao deu certo)

Como nao tinha mais o que fazer, fui comprar logo o cartao de transporte mensal. Normalmente ele custa 64 euros mas como eu sou estudante ele custa 46,50 e nao 26 como eu havia dito. De qualquer forma ainda é uma economia boa pra mim.

Postdamer platz é linda! Era um ponto de entrada para a alemanha oriental e eles a refizeram completamente! É cheio de prédios novos e tem alguns mais antigos que foram reformadas. Lá tem um centro sony com cinemas, restaurantes, lojas e foi o primeiro lugar em que eu vi um shopping. Lá tem comida de tudo que é lugar no mundo. Acabei ficando pouco tempo lá porque já era tarde e eu tinha que chegar antes das 20h pra jantar.

Hoje depois da aula eu fui direto pra lá pra comer e tirar foto. Comi Bratwurst (um salsichao num paozinho frances) e foi caminhar pelas lojas. Tem muita coisa interessante mas como eu nao tava afim de comprar nada, fui tirar fotos. Quando eu tava saindo, eu passei em frente ao prédio principal do Berlinale, o festival de cinema de Berlim. Na saída lateral do prédio, tava cheio de gente esperando pra vê se conseguia tirar fotos de artistas que tentassem sair. Nao vi ninguem nem tava com paciencia de esperar, fui andar.

Depois que eu saí de lá, vim pro Cyber café. No caminho, parei no mercadinho que eu acho que pertencia a turcos. As coisas nao sao tao caras se voce pensar em termos absolutos, sem converter. Comprei apenas água mas ainda vou passar lá pra comprar comida.

icc

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Fatos do ontem e hoje... Quero colocar fotos no site! Por favor, me deixem!

Um pequeno aviso: as letras Z e Y tem posicoes trocadas nos teclados daqui. Nao estranhem palavras com essas letras trocadas! :P

Esse post é uma reedicao de um outro, porque eu achei que o tinha apagado sem querer. Depois foi que eu vi que na verdade eu tinha era publicado. Acabei deixando isso no lugar do outro porque tem mais informacoes e menos besteiras :P


Finalmente eu comprei um adaptador pra tomada americana e luvas! Agora nao sinto mais tanto frio e posso carregar o palm e as baterias da camera.

Ontem a noite eu fui a um encontro de estudantes e professores da escola. Lá pude conversar com minha professora (Suzanne), a sueca da minha sala (Emily), um sueco (Victor), um inglês (Lance) e um americano (Aron). Tentamos sempre falar em alemao, mas a maioria das pessoas na mesa falavam inglês ou francês. Todos da escola tinham direito a uma bebia grátis. Eu pedi uma Großbier e o garcom me trouxe um copo de meio litro cheinho :P. Ela era mais encorpada do que a bohemia. Muito boa, mas nao lembro o nome agora.

Quando eu saí de lá, já era umas 10h. Como brasileiro, fiquei meio cabreiro de andar sozinho pelas ruas do centro a essa hora. Mas depois que eu vi uma senhora caminhando com seu cachorro (acho que era um Golden Retriever) e dois meninos (deviam ter uns 13 anos), deixei pra lá :P

Chegando em casa, fui tomar banho e trocar de roupa pra dormir. Falei com meu pai e com karina, matando um pouco a saudade. Tá fodinha mas tô me acostumando aos pouquinhos :) Karina também deu um jeito de apaziguar a saudade com umas cartinhas que só devem ser lidas em datas especificas e tem uma outra carta, amarela, que eu gosto de ler toda noite! :) Eu, por tabela, mando e-mail todos os dias pra ela e também pro meus pais. Ah, gracas ao skype, posso falar bastante com meus pais. Ina, arranja logo um microfone pra gente poder se falar bem muito!!!!!

Hoje de manha foi difícil de acordar. Tinha nevado durante a noite e eu coloquei a minha mala em frente ao aquecedor, o que a deixou quente e o quarto frio :P

Depois da aula, eu finalmente pude fazer minha carteira de estudante e vou mais tarde comprar meu cartao de transporte pra estudante. Vou aproveitar também pra ir ao Berlinale, o festival de cinema de Berlin. Tá cheio de artista de Hollywood aqui, mas eu ainda nao vi niguém até agora.

Quanto as fotos, até agora NENHUM cyber cafe me deixou usar a porta usb do computador pra transferir a foto. Até consigo conectar a camera mas aí aparece uma mensagem dizendo que só o "§%@@"§%§$/)=%$ do administrador é que pode fazer isso :((( Ainda nao tentei na escola porque é difícil conseguir um computador e eu nem sei se eu vou conseguir, porque os computadores dos estudantes usam Windows NT 4.0 *bleargh!*

<comentário metrosexual alternativa="comentário guei mesmo!">
        Meu cabelo tá muito seco com esse frio todo! E eu ainda trouxe shampo pra cabelos oleosos pra ajudar. Acho que dá pra imaginar o arame que essa porra vai ficar se eu nao comprar outro shampo :P
</comentário metrosexual>


icc

P.S.: Eu vi um cachorro esperar o sinal de pedestres abrir pra atravessar a rua, mesmo sem ter carro vindo com o sinal fechado... :P

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Primeira aula, andancas por Berlim e problemas com fotos..

Um aviso: podem mandar e-mail para iccananea@gmail.com Tem um cybercafe bem pertinho da escola que eu consigo acessar o gmail. Custa 1 euro a hora e ainda ganho um copo de café :) MAS SEMPRE MANDEM COM CÓPIA PRO HOTMAIL!!!

Minha primeira aula, como nao poderia deixar de ser, foi caótica :).

Acordei as 06:00 e fui me trocar. Dona Gerlach levou meu café da manha pro quarto e lá eu comi pao, queijo, geleia de morango, cafe com leite, sucrilhos com leite e uma maca. O queijo é que era interessante: eram dois pacotes de 20g no formato de uma bola amassada (um oval 3D. Sei lá como eu digo isso :P). Tudo muito bom.

Seu Gerlach me levou até a Escola. Na estacao do metro eu fiz a primeira burrada do dia: comprei um cartao de 90 minutos no lugar do de 1 dia. Bem, eu achava que iria conseguir logo o cartao mensal depois da escola e nem me preocupei com isso...

Quando eu cheguei na escola, atrasado, fui conduzido pra fazer o teste de nivelamente. Antes disso, a secretária pediu uma foto minha para fazer minha carteira de estudante. Como eu sempre tenho que esquecer alguma coisa, esqueci as fotos 3x4 no BRASIL... teria que fazer outras aqui.

Fiquei no nível A2. Realmente é o meu nível, pelo andamento que eu tive na aula. Só que eu só fui assistir aula depois de 1 hora dela ter comecado. Isso porque a &$§$&@# da professor que me avaliou escreveu no meu teste: Sala 5, terceiro andar. E lá fui eu pra bendita sala, chegando lá na horinha da aula. Só que nao tinha ninguém. Entao eu esperei, esperei, mais de meia hora, até quando cansei e fui perguntar na secretaria onde diacho tava o professor!!!

Uma moca chamada Ingrid :) falou comigo e eu voltei para a sala 5. Pelo que eu entendi do alemao dela, ela iria chamar o professor. E novamente eu esperei e nada de professor aparecer. Fui lá denovo e aí a Ingrid foi comigo procurar a minha sala. Fica no 5o. andar, sala 23.....

Bem, me apresentei e foi apresentado a todos (nao sei escrever o nome da professora :). Achavm que eu era Russo por causa do nome :). Na minha sala tem um Turco, uma Sueca, Eu, uma americana, um americana e um Sérvio. Quantos somos? Somos seis! :)

Meia hora depois tivemos uma pausa e eu desci pra comer alguma coisa na cantina. Lá eu fiquei conversando com a sueca, e um amigo americano dela, que nao é da nossa sala. As vezes o alemao falhava e a gente falava ingles mas tudo bem. :P

De volta a aula, mudou a professora. Agora é Lehrerin Suzanne (Lehrerin == Professora). Tudo andou tranquilo e depois da aula eu consegui usar o computador e escrever o post anterior. :)

Mas eu ainda precisava da foto. Perguntei pra secretaria e ela disse que na estacao de metro Merringdamm tinha uma máquina de tirar foto. 4 fotos 3x4 por 5 euros!!! :( Carinho, hein?? Quem manda nao trazer fotos do Brasil? :P

Fui andando até a estacao, mais ou menos 1km. Estava frio. E nevando. Mas o que mais me incomodava era a porra da minha bolsa de tiracolo! Tá muito pesada, minha coluna nao tá mais aguentando. Acho que eu vou ter que comprar uma mochila. Bem, a caminhada foi interessante. Vi várias lojas, restaurantes, um supermercado, tudo perto da escola. As coisas nao sao tao caras quanto eu imaginei, pensando em termos absolutos, sem converter. E como eu só vou gastar praticamente com almoco, melhor. :)

No metro, eu comprei um cartao pro dia inteiro, ja que eu tenho que voltar pra casa mais tarde e hoje a noite tem um encontro dos novos estudantes em um bar perto da escola, as 20:00.

Fiz as fotos na estacao de metro e depois voltei pra escola. Chegando lá, azar, a secretaria já tinha ido embora. Carteira de estudante só amanha agora. :( Bem, ao menos amanha eu compro o cartao diário de cara. Custa 5,6 euros. O de 90 minutos custa 2 euros. E espero que amanha eu ja tenha meu cartao mensal. Esse custa 26 euros pra estudante! Pense numa economia!!!! :)

Um comentário para quem gosta de carro: nunca vi tanta BMW e Mercedes diferentes andando pelas ruas! Fora os carros da chevrolet que aqui sao bem diferentes! O astra e o vectra sao MUITO mais bonitos do que as versoes brasileiras! Agora, a gasolina eh cara se convertida, 1,06 euros a comum e 1,11 euros a super-ultra-mega-100-octanos. Entre as 2 tem 1 ou 2 intermediários, nao lembro agora.

Para quem estava esperando fotos: hoje nao deu. Deixei o cabo em caso :P Amanha eu colocarei as fotos que eu já tirei.

Ah, esqueci de comentar um pequeno problema: as tomadas aqui sao todas redondas, feito as brasileiras. Tenho que comprar um adaptador ou nao poderei recarreger nem o Palm, nem as baterias da camera digital!

icc

P.S.: Preciso comprar luvas!

Já estou em Berlim, mas a viagem foi difícil!

Uns avisos antes: NAO ESTOU CONSEGUINDO ACESSAR O MEU GMAIL DAQUI DA ESCOLA! Quem for me mandar um e-mail, mande pro gmail COM CÓPIA pro igorcananea@hotmail.com!
A partir de agora, todos os meus relatos que tiverem hora sera da hora local de Berlim. Para saber a hora em Recife, subtraia 4 horas. Agora vamos aos relatos :)

Pense numa resenha pra chegar em Berlim! Acho que eu nunca torei tanto o aco quanto nessa viagem! Mas vamos por partes.
Primeiro, a viagem pra Madri foi cansativo. Foram 9 horas de vôo, das quais umas 2 foi só de turbulência. A cadeira inclinava uns 10 graus só, ou seja, eu nao conseguia dormir. Fora a catinga perto do banheiro, nao por causa do banheiro, mas por alguém (ou muitas pessoas) estava com suvaqueira!

Quando eu finalmente cheguei em Madri, enfrentei uma pequena fila para passar pela imigracao. E quando eu chego no balcao, apresentado todos os meus documentos, o seguinte diálogo ocorreu:

Seu Polícia: Vais fazer o que em Berlim?
Eu: Estudar alemao.
SP: E por que voce nao tem um visto de estudante no passaporte?
E: Porque eu nao preciso. Vou passar menos de 3 meses.
SP: Ah, mas voce precisa
E: Nao preciso
SP: Precisa...
(repitar indefinidamente até cansar :)
SP: va ali, na sala da policia da imigracao que eu vou mandar seus documentos pra lá.

Cara, foram 2 horas e meia de espera!! E tem mais, quando eu cheguei lá, vi um espanhol preenchendo uma tabela, cujo título era: "Passageros No Admitidos" e meu nome estava lá! Que medo de ter que voltar pra casa! Rezei pra tudo que é santo nesse mundo de Deus! Mas depois caiu a ficha: aquela tabela tinha o nome de TODOS os que tinham sido mandado pra sala. Entao eu tinha chance de ficar :) E fiquei, depois de um tempao esperando. Quando me devolveram meus documentos (e passagem), pude passar pela polícia e pegar o vôo. So que eu ja tinha perdido meu vôo. Tive que pegar outro. O vôo estava marcado para 08:55 e já era 09:00. Acabei tendo que ir num vôo as 14:55.

Bem, aproveitei pra ligar pra minha família, minha noiva e pra família que ia me buscar no aeroporto. Desenrolei todo meu (parco) alemao e consegui explicar para a senhora Gerlach que eu tinha perdido o vôo e disse que horas eu ia chegar em Berlim.

Como eu só ia depois do almoco, tive que comer no aeroporto. Tomei a agua mais cara da minha vida (1 euro) e comi os 2 pedacos de pizza tambem mais caros (3.65 euros por fatia). Ainda bem que eu ja tinha sido avisado por amigos que eu tenho que pensar em termos absolutos no valor da comida: o que no Brazil custa 1 real vai custar 1 euro na Europa.

Ah! Quase perdi novamente o vôo! :) É que eu tive que esperar tanto tempo que eu acabei dormindo na cadeira (fazia umas 20 horas que eu estava acordado). Eu tinha colocado o despertador pra 10 minutos antes da hora de embarque e só acordei 15 minutos antes do aviao DECOLAR! Ainda bem que tinha mais gente atrasada e o próprio vôo atrasou :)

O vôo pra Berlim foi tranquilo e eu pude dormir a viagem quase toda. Chegando lá, supresa, minha bagagem nao tinha ido no vôo que eu perdi, e sim, no vôo que eu fui! Um aperreio a menos :) Quando eu saí da área de desembarque, o senhor Gerlach estava me esperando com um crachá da GLS. Finalmente alguém com quem eu pudesse conversar! Ele me levou pra casa onde eu ia ficar. Pegamos um ônibus e depois o metrô (U-Bahn) para Alt-Mariendorf. Da estacao até a casa sao uns 600 metros A PÉ, no frio! Acho que a temperatura era de 1 grau E eu estava sem luvas. Ficava trocando a mao que puxava a mala para esquentá-las. :)

Chegando na casa, constatei que minha mae teria um troco se lá entrasse: uma bagunca do carai! Cheio de tapetes espalhados pela casa por causa do frio, roupas pendurados onde desse, uma cozinha cheia de pacotes espalhados, etc. Ao menos meu quarto eh arrumadinho :) Tem uma cama, uma televisao, um armario, uma lamparina, uma cadeira e uma mesinha.

A senhora Gerlach é bem simpática e MUITO gorda! Nao imagino como é que ela consegue tomar banho no banheiro pequeno da casa (vai ver ela nao toma :). Eu paguei por um quarto sem direito a comida (eu teria que comprar minha própria comida). Mas, ela disse que mesmo assim ia me da cafe da manha e jantar e só o almoco seria por minha conta!! :)

Bem, agora que eu estava em casa, liguei pro meus pais. Minha mae chorou quando ela finalmente falou comigo :( Estavam voltando da casa de praia e eu pedi que ligassem pra mim quando chegassem. Liguei pra Karina, que também chorou mas ficou tranquila por saber que eu estava vivo :) Logo depois meus pais ligaram e eu pude conversar melhor com eles. Ficaram mais tranquilos.

Depois de todos devidamente comunicados, foi desarrumar minha mala e guardar minha roupa. Dona gerlach nao me fez restricoes quanto ao banho e aproveitei pra tomar um demorado :) Nao quis jantar porque eu tava com MUITO sono (ja era 10 da noite e fazia umas 36 horas que eu tinha deixado o brasil). Fui direto dormir. Ou quase...
Quando eu deitei, a ficha caiu: estou sozinho, sem pai, mae, irma, primo, cachorro, noiva... Q saudade do caralho! Chorei e liguei pra Karina. Choramos um pouco juntos e depois eu me acalmei, desliguei e fui dormir. É, o primeiro dia foi foda! Mas dias melhores virao. :)


icc