Diário de uma viagem alemã

sexta-feira, janeiro 28, 2005

Primeiro post! Preparativos pra viagem

Olá todos! Espero que gostem das histórias que irei contar dessa viagem. Por enquanto ainda estou no Brasil, me preparando para a viagem. Muita coisa já foi terminada mas ainda tenho alguns detalhes pra resolver. Pra quem não sabe, eu estarei indo para Berlin para estudar alemão. Estou planejando a viagem desde Janeiro de 2004. Tive alguns contratempos mas agora já está tudo encaminhado. Vamos aos detalhes:

A idéia inicial era viajar ainda em 2004, por volta de Setembro/Outubro. Acontece que por causa da (possível) greve da UFPE, a minha formatura ficou marcada para Novembro e as aulas só terminaram na metade de Setembro. De cara, tive que adiar a viagem para Novembro. Ficou acertado que eu viajaria no dia 5 de Novembro e voltaria dia 18 de Dezembro. Cheguei inclusive a reservar uma vaga no curso e de hospedagem e começar os pagamentos.

Quando eu fui para o STB reservar a passagem, descobri que o vôo de volta estava lotado. A única data disponível era 22 de Dezembro e com lista de espera. Ainda fiquei alguns dias na lista até que desisti e mudei a data do curso para 12 de Fevereiro (o que custou uma pequena tarifa de mudança :) ) . Assim, consegui fazer a reserva e paguei o valor do sinal do curso. Isso tudo foi em 2004.

Essa mudança acabou sendo boa porque eu pude ir para o casamento de uma amiga de infância, Raquel. Estudamos juntos desde os 10 anos e agora ela casou e foi morar em Belém do Pará.

Bem, agora nessa última semana, eu fui começar a resolver os detalhes da viagem. Peguei meu passaporte, que eu tirei quando tinha 15 anos, paguei a passagem de avião, comprei Euros e Traveler Cheques e fui passar pela odisséia de uma transferência internacional de dinheiro.

O lance era o seguinte: eu poderia pagar o curso pelo cartão de crédito (fácil) ou transferir o dinheiro via Ordem de pagamento para o exterior (SWIFT) (hein?). Pelo cartão não dava por causa do limite. Sobrou a segunda opção. Só que isso não é um negócio comum em TODAS as agência do Banco do Brasil. Então eu fui na do aeroporto, onde isso tipo de coisa deve ser mais comum. Chegando lá, o atendente disse que tinha que ser feito na agência onde eu (na verdade, meu pai) tem conta. Ou seja na CHESF. Acho que dá pra imaginar que eu demorei na agência, né? :) Mas graças a Deus deu tudo certo e eu recebi a confirmação da transferência ontem (26/Jan/2005).

Agora só falta arrumar a mala, treinar mais o alemão e contar os dias pra viagem. :)

icc